História

1963

Ferruccio Lamborghini, era um rico construtor de tratores e fazendeiro, descendente de toureiros, e assim como a maior parte da sociedade de elite da época, utilizava automóveis da marca Ferrari. Certo dia, porém, Ferruccio encontrou Enzo Ferrari, criador da montadora, enquanto fazia uma revisão de sua 250 GT, e foi reclamar a respeito do sistema de embreagem com o qual Ferruccio já andava há tempos insatisfeito.

Ferruccio foi tratado com displicência por Enzo, que lhe disse para cuidar de sua fazenda e de seus tratores por que de carro entendia ele.

Ferruccio então desmontou por conta própria a embreagem de sua Ferrari, e reparou que o fabricante era o mesmo que fornecia as embreagens para os seus tratores.

Após consertar a embreagem com uma de suas peças, Ferruccio Lamborghini, decidiu começar a fabricar carros, propondo-se a produzir carros melhores que os de Enzo.

Década de 60 a 80

1963

Ferruccio desenvolveu, em sua fábrica de tratores, o primeiro protótipo Lamborghini, o 350 GTV.

Características:

Motor V12 (347cv)
Vel. Máxima: 280km/h
100km/h em apenas 6.7 segundos.

1964

O protótipo 350 GTV foi transformado em um modelo de produção, teve seu chassi redesenhado e o motor reajustado para uso urbano. Para tornar o carro mais agradável para uso urbano, mais suave e duradouro Ferruccio contou com Gian Paolo Dallara e Bob Wallace, engenheiros de motores, para tornar o motor protótipo agradável para uso na rua.

Foi lançado então, no Genebra Auto Show, o primeiro modelo para vendas da marca, o Lamborghini 350 GT, que foi capaz de render 270cv, e poderia chegar aos 254km/h. O entusiasmo com o modelo foi tão grande que o Ferruccio decidiu avançar com a produção em Sant’Agata Bolognese em maio de 1964.

1965

A Lamborghini com os recursos vindo dos modelos 350 GT e do seu negócio de tratores, permitiu a seus engenheiros à concepção e construção de um carro novo – o Lamborghini Miúra. O Miura fez o nome Lamborghini lendário. Era um carro verdadeiramente à frente de seu tempo. Isso chocou até mesmo empresas como Ferrari e Maserati.

O Miura foi exibido pela primeira vez em novembro 1965 em Turim Auto Show pelo próprio Ferruccio Lamborghini. Em 1966 o modelo foi aperfeiçoado e exibido no Salão de Genebra. O carro contava com um motor V12 de 350cv e fazia de 0 a 100km/h em 6.5 segundos, sendo considerado o superesportivo mais veloz de sua época.

1973

É lançado o Lamborghini Countach, marcado pela irreverência das suas linhas, tornou-se num dos Lamborghini mais famosos da história, sendo o primeiro Lamborghini a incorporar o conhecido sistema de abertura das portas em tesoura.

O bom volume de vendas alcançado pelo Lamborghini Countach, tornou a marca conhecida mundialmente.

Uma tradição da Lamborghini consiste em batizar os modelos da marca com o nome de touros consagrados, mas o Countach foge à essa regra. O nome vem da língua piemontesa, e é uma expressão usada para demonstrar a surpresa ao se ver algo bonito, normalmente referindo-se à mulheres.

O bom volume de vendas alcançado pelo Lamborghini Countach, tornou a marca conhecida mundialmente e a fabricação do modelo durou até 1990. O superesportivo contava com um motor V12 de 352cv, com velocidade máxima de 316km/h, chegando de 0 a 100km/h em 5.6 segundos.

1974

Com a crise do petróleo, as vendas e tratores caíram drasticamente. O faturamento da empresa reduziu, e Ferruccio decidiu vender parte da sua quota na fábrica. Posteriormente, a fábrica foi adquirida pela Fiat.

1986

A Lamborghini lançou o SUV LM002, um potente automóvel que causou uma enorme surpresa no mercado.

Anos 90 a 2000

1990

Lançamento do Lamborghini Diablo. O nome Diablo, como é tradição da Lamborghini, vem de um touro consagrado nas touradas, que lutou com o toreiro “El Chicorro”, em 1869.

O superesportivo, foi o sucessor do Countach, possuia um motor V12 que produzia 492cv, chegando de 0 a 100 em 4 segundos e com uma velocidade máxima de 325km/h.

O modelo foi um sucesso de vendas, e recolocou a montadora no setor dos superesportivos.

1993

Ferruccio Lamborghini morre aos 76 anos de idade.

1998

A Lamborghini é comprada pela Audi. É em posse da Audi que a Lamborghini cria o seu automóvel tecnologicamente mais avançado até à data, o Lamborghini Murciélago, lançado em 2001.

2001

Lançamento do Lamborghini Murciélago. Murciélago é o nome de um touro bravo que sobrevivei a 24 golpes de espada em uma luta em 1879 contra Rafael El Lagartijo Molina Sánchez, na praça de touros de Córdova (Espanha). Murciélago lutou com tanta paixão e espírito que o matador escolheu poupar a sua vida, uma honra rara.

Murciélago foi o primeiro carro Lamborghini a ter sua carroceria quase toda feita de fibra de carbono, tornando o carro ultra leve e resistente. Cada cavalo do motor carrega apenas 2,6 kg. Murciélago possui um motor V12 que acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e chega a uma velocidade final de 345km/h.

2003

Lançamento do Lamborghini Gallardo, equipado com motor V10 de 500 cv de potência.

O automóvel é uma versão menor e mais barata do modelo Murciélago.

O modelo foi o mais vendido da história: em apenas dois anos, mais de três mil unidades foram comercializadas.

Características:

0–100 km/h em 4,2 segundos
Velocidade Max.: 318 km/h

2007

Lançamento do Reventón, o automóvel mais veloz e potente já produzido pela montadora italiana até o momento, e inspirado no caça F22-Raptor.

Custando €1.5 milhões, sua produção foi limitada à apenas 20 unidades equipadas com motor 6.5 litros V12 Central (650 cv). Reventón é o nome do famoso touro que matou o toureiro Félix Guzmán, em 1943.

2011

Lançamento do Lamborghini Aventador, sucessor do modelo Murciélago. A nova máquina italiana era capaz de ir de 0-100 km/h em 2.9 segundos e atingir velocidade máxima de 350 km/h.

Para alcançar tal desempenho o carro era equipado com motor 6.5 V12 que gerava 700 cavalos de potência. A montadora italiana afirma que o Aventador estava duas gerações à frente de qualquer carro esportivo a venda no mercado, usando suspensão inspirada em carros da Fórmula 1 e chassi em fibra de carbono.

O nome do novo modelo é uma homenagem a um lendário touro da década de 1990, considerado o animal mais nervoso que já batalhou na Plaza de Toros de Zaragoza.

Com 507 kg, ele entrou na arena em 1993 para duelar com o toureiro Emilio Muñoz, mas acabou morto. Por seu desempenho no combate, recebeu o prêmio de touro mais bravo do evento. Até o final de 2016 já tinham sido vendidas mais de 6.000 unidades do modelo, confirmando assim seu sucesso.

2013

Lançamento do Lamborghini Veneno, em comemoração aos 50 anos da marca. O modelo era até então o mais rápido já produzido pela marca e foi baseado no Aventador.

De baixo do capô, uma supermáquina: motor V12 6.5 aspirado, com 760 cavalos de potência, um câmbio automático de 7 marchas capaz de alcançar 355 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 2.8 segundos. O modelo, que custava €3 milhões, era uma edição limitada.

Na verdade, para pouquíssimos: de acordo com a marca, apenas três unidades foram fabricadas. O nome surgiu de um touro famoso por matar um toureiro espanhol em 1914.

2014

Lançamento do Lamborghini Huracán, que trouxe uma nova tecnologia: chassis híbrido, feito de carbono e alumínio, o que deixa o carro 10% mais leve que seu antecessor (o modelo Gallardo) e com uma carroceria 50% mais rígida.

O modelo utiliza um motor de 5.2 litros V10, tem potência 610 cv, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3.2 segundos e alcança 200 km/h em 9.9 segundos.

É possível conduzir o carro em três modos: Strada, Sport e Corsa que modificam o comportamento do bólido. A caixa de sete velocidades é automatizada de uma única embreagem.

2016

Apresentação do Lamborghini Centenário, um superesportivo para comemorar 100 anos do fundador da marca.

Equipado com um motor 6.5 V12 que entrega 770 cavalos de potência, se tornou o carro mais potente já produzido pela marca italiana. O que significa uma aceleração de 0 a 100 km/h feita em apenas 2.8 segundos e uma velocidade máxima de 350 km/h.

O modelo teve apenas 40 unidades produzidas (20 cupês e 20 roadsters), todas já reservadas para interessados que pagaram a partir de US$ 1.9 milhões.

siga-nos nas redes

sac@chronosrelogios.com.br

11 2311-0415

© 2017 LAMBORGHINI RELOGIOS